filipa duarte


O caminho de Filipa Duarte... Uma vida!
.
FILIPA DUARTE é o nome poético de Maria de Lurdes Marques de Loureiro Silva.
Natural do Concelho de Tondela, onde reside desde 1975, é Engenheira Agrónoma de profissão, tendo ainda o Mestrado em Ciências Agrárias. Desempenha funções na Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, em Viseu.
.
Escreve poesia desde os 16 anos, mas só em 1976 publica pela primeira vez poemas seus.
.
Um pouco do seu percurso:
. Entrevistas em Jornais, Rádios e Televisão (nacionais e em New Bedford - EUA); publicação e divulgação de poemas seus e de outros poetas de todos os tempos.
.Participação em sessões de Poesia em Escolas e Institutos Politécnicos; no Gabinete Português de Leitura a convite da UFRPE - Brasil, no Recife Antigo e no Rotary Internacional de Pernambuco;
em Teatros Municipais e Outros; em Sociedades Filarmónicas; em actividades culturais a convite de Câmaras Municipais em muitos locais do país; em Museus; em festas de homenagem, de aniversário e de casamento; na entrega de prémios em Jogos Florais; no Dia Mundial do Livro, Dia Mundial da Árvore; Dia Mundial da Poesia; Dia do Autor; Dia Internacional da Mulher; Encontro Nacional de Poetas na Figueira da Foz; na ANJE e na FNAC no Porto e em Matosinhos; em Feiras de Livros a convite de Bibliotecas Municipais e dos coordenadores das Bibliotecas Escolares.
. Sessões de Poesia a convite de Associações: dos Amigos do Museu de Grão Vasco; Cultural dos Amigos do Porto, dos Amigos de Parada de Gonta; de Santa Ovaia de Baixo; da Casa do Povo de Tondela.
. Participação em Antologias: da Associação Portuguesa de Poetas – A Nossa Antologia (vários volumes), Antologia da Poesia Contemporânea (vários volumes), dos Poetas e Trovadores – Mãos Dadas, 2º Volume; no livro “Emoções” de Ângela Escada com poemas sobre emoções.
. Revisão de livros de poesia e escrita de prefácios: “Pensamentos de uma Capa Negra” (ISPV) e “ Flores do meu Jardim” (Madalena Melo); “Pegadas do meu ser” de Cláudia Borges.
. Como júri de selecção em Concursos literários de prosa (Contos de Natal) e de poesia nos Jogos Florais e Prémio Jovem Revelação do Concelho de Tondela (4 anos seguidos).
. Encontro com Escritores/Poetas – com Eugénio de Andrade e com José Saramago, em Viseu.
. Livros publicados :
Quem tem filhos ...(1988); Sons e Ecos (1991); Sol e Sombras (1999); Sonhos e Paixões (2000); Sereias e fados (2001); Silêncios e ventos (2002); Selecção e apresentação de Poemas de hoje - Poetas da Beira (1º e 2ºe 3º volumes) (2002,2003,2004); Ser e Estar (2004); Sorrisos e Lágrimas (2007); Sussurros e Clamores (2008).
.
.
Filipa Duarte participou em Páginas Lentas com os seguintes poemas: Feitiço do Tempo, A Palavra, Eclipse Total, Guardado no Tempo, Riqueza, Ao som de uma melodia...e Poema. Falam sobre o tempo, o amor, a amizade e na importância de dar colorido à vida.

Um comentário:

marina disse...

ola dona filipa.
chamo-me marina rodrigues sou da zona de tondela e atraves de uma amiga tive conhecimento dos livros que poblicou(poetas de hoje)pensei neles e tenho comigo um exemplar e gostaria mt de lhe pedir um favor. eu por veses gosto de escrever poemas e gostaria de poder ter uma opinião mais realista sobre eles e para isso gostaria da sua ajuda. com os melhores comprimentos marina rodrigues o meu mail é:alicia_spinnet1@hotmail.com